Paraíba: "Sim, senhor!"


A morada do sol


  A paraíba, terra dos cantores Zé Ramalho, Elba Ramalho e um dos grandes dramaturgos do país Ariano Suassuna, vem tendo destaque no turismo nacional pela as belezas das suas praias na região da grande João Pessoa, como também nas festas juninas em Campina Grande possuindo o título de Maior São João do Mundo com duração de 30 dias de atrações durante o mês de junho. Estas duas cidades são as mais populosas do estado, sendo a capital com cerca de 770 mil habitantes e Campina com quase 500 mil.
     
      Em João Pessoa, os turistas se concentram nas praias urbanas de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, com barracas, bares e restaurantes. As paisagens mais rústicas e bonitas, entretanto, encontram-se no litoral Sul, na direção de Pernambuco. É lá que está Tambaba, o mais consagrado endereço naturista do Brasil. O litoral norte é dos surfistas. Formando excelentes ondas para a prática do esporte. As crianças tem seu espaço nas piscinas naturais de Picãosinho possuindo um grande atrativo para a realização de mergulhos. Da diversão vamos agora ao contexto-histórico e arquitetônico, guardando fantásticas construções do século 16. É de suma importância para a devoção, a Paixão de Cristo, sendo atrativos para os turistas e fiéis da região. No carnaval, a cidade tem seu lugar marcado pelas Folias de Rua e as Muriçocas do Miramar animando os foliões de várias regiões.


No interior: Campina Grande



São João: Festa é considerada uma das mais animadas do Nordeste -
       Já em Campina Grande a grande atração dá-se às festas juninas, realizadas durante o mês de junho chegando ao público de 1 milhão de visitantes durante o evento gerando a maior receita da cidade. Campina se consagra durante o carnaval com os eventos religiosos que predominam no período, abrigando todas as religiões.







 " Para a  sobremesa,      

  dá-lhe rapadura!"



       É considerada  um  pólo tecnológico do estado e a cidade com maior número de universidades por  área. Situada entre o agreste e o sertão, Campina Grande é também a terra da carne-de-sol. A iguaria é servida assada ou frita e chega às mesas acompanhada por manteiga-de-garrafa, pirão de leite, vinagrete, feijão-verde, farofa-d'-água e macaxeira. Mas pegue leve para dar conta chegar ao Sítio Arqueológico do Ingá, a 46 quilômetros do Centro, onde uma pedra de quase quatro metros de altura guarda dezenas de símbolos entalhados.


      A hospedagem em ambos os locais vão desde Resort's luxuosos a pequenas pousadas aconchegantes, cujos preços são variados dependendo da necessidade  do turista.
       
   Sem dúvidas que o estado possui diversos pontos turísticos a serem visitados, como o Vale dos Dinossauros em Sousa, a Festa da Laranja em Matinhas, no inverno  o projeto Caminhos do Frio em Areia. 



Se interessou pelo local? Então arrume as malas e faça uma visita.